BLOG E NOTÍCIAS

Fique por dentro das novidades do comércio de exportação e importação

Importação polímeros e resinas plásticas

Publicado em 16 de Setembro de 2021

A importação no mercado do plástico é bastante monopolizada. A Braskem domina o mercado e com todo seu lobby, inviabiliza muitos insumos deste segmento. Além disso, a produção e reaproveitamento do reciclado, formam um cenário altamente competitivo, a ponto inclusive de poder exportar.

 

(Tempo para leitura: 4 minutos)

 

Posso importar resinas e polímeros?

A resposta é sim. Qualquer polímero e resina podem ser importados. O problema não tem a ver com proibição, mas sim com alta carga tributária, com as sobre taxas e medidas protecionistas.  É um mercado que cobra caro nos tributos de importação, e por não ter alto valor agregado, sofre ainda com os altos custos logísticos. Ainda mais agora, com o frete nas alturas. É importa dimensionar e comparar com a oferta nacional, principalmente se for um item de linha da Braskem. Caso seja, nossa recomendação é que desista de procurar fornecedor, pois nunca será viável. Com raríssimas exceções, o que é oferecido pela Braskem é também viável de se importar. Num curto espaço de tempo pode ocorrer, mas a médio prazo se torna inviável devido ao lobby da empresa.

 

Quais as origens dos produtos?

Este tipo de matéria prima é oriundo de diversas fontes. Há disponibilidade nos EUA, na Ásia, como destaque para a China e Vietnam, na Europa e até mesmo na África. É importante tomar atenção para os fabricantes ou vendedores, principalmente para desperdícios os resíduos. Tem muito golpista no setor e a importação não consegue ter garantias de seguro.

Se for importar, analise bem e audite o fabricante, antes de importar, caso contrário, além de receber um produto não conforme, pode chegar a não receber o produto.

 

Dicas para importar

É importante comparar os preços da indústria nacional vs. importação. Em geral, com a alta carga tributária somada a uma logística que não é nada barata, o custo do importado não é viável. É importante verificar também, se não é um item com política antidumping, ou seja, que possui sobre taxa tributária. Além disso, consultar o código NCM e verificar se não possui anuência de importação é outra importante dica. Se todos os fatores corroborarem para um custo de importação viável, fique feliz, porque 90% destes itens não são viáveis.

 

 

Retirado e baseado de blog da EMME

BLOG E NOTÍCIAS

Fique por dentro das novidades do comércio de exportação e importação

Fone: (44) 3040-0555

E-mail: mondiale@mondialecomex.com.br

Endereço: Av. XV de Novembro, 462 - Sala 208, 2º andar - Centro Empresarial Metrópole - Zona 1, Maringá - PR, 87013-230

    Contato

  • Fone: (44) 3040-0555

  • E-mail: mondiale@mondialecomex.com.br

  • Endereço: Av. XV de Novembro, 462 - Sala 208, 2º andar - Centro Empresarial Metrópole - Zona 1, Maringá - PR, 87013-230