BLOG E NOTÍCIAS

Fique por dentro das novidades do comércio de exportação e importação

Reforma tributária: sai ou não sai?

Publicado em 31 de Maio de 2021

Lira diz que reforma tributária será a possível e melhorará sistema. Presidente do Senado cobra planejamento para lidar com pandemia.

 

Repost: Agência Brasil

(Tempo para leitura: 4 minutos)

 

Da Reforma

A reforma tributária não deverá ser grande, mas melhorará o sistema de cobrança e de arrecadação de tributos no país, disse na segunda (31) o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Em debate promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), ele voltou a defender o fatiamento da proposta em textos que começarão a ser discutidos pela Câmara ou pelo Senado, dependendo da matéria. Na avaliação de Lira, o desmembramento da proposta de reforma tributária deverá aumentar as chances de aprovação de algum trecho. “A reforma tributária possível não pode ser a maior, mas será melhor do que o sistema atual. Temos que fazer a melhor reforma possível, não a maior reforma tributária impossível”, declarou. Lira também defendeu a aprovação da reforma administrativa, cujo texto foi recentemente aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. O presidente da Câmara reiterou que a proposta vale apenas para os futuros servidores federais e que nenhum direito dos trabalhadores atuais será retirado.

 

Vacinação e planejamento

Também presente ao debate, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), disse que ele e Lira estão “absolutamente comprometidos” com a pauta de reformas. Pacheco cobrou planejamento ao Brasil para lidar com novas ondas da pandemia e para traçar condições que permitam a retomada do crescimento. “Algo que tem faltado ao Brasil é o planejamento. Temos que estar preparados para a eventualidade de uma terceira onda. O sistema de saúde precisa ter condições de abarcar o agravamento da crise”, disse o presidente do Senado.

Pacheco cobrou o avanço da vacinação contra a covid-19. Segundo o parlamentar, a imunização em massa representa condição essencial para a recuperação da economia.

 

Perspectivas com as Reformas

Com as Reformas, a expectativa é que o Real volte a se valorizar, a inflação seja menos impactante e a economia se solte. Um estudo recente do Economista Bernard Appy revelou que o brasileiro paga 30% do valor dos impostos para arrecadar os impostos. Essa conta é resultado de uma análise em relação ao número de pessoas nas empresas nos setores de gestão e controladoria, gastos com consultoria, revisões tributárias, penalidades, perdas de vendas por medo, etc. Com a facilitação do ambiente tributário em moldes avançados, ao menos metade dos 30% poderia ser investidos em outras áreas da empresa. É muita coisa!

 

Créditos da foto: Pablo Valadares (Câmara dos Deputados)

Retirado e baseado Agência Brasil - EBC

 

Tem dúvidas ou quer saber mais? Fale agora mesmo conosco pelo botão do WhatsApp.

 

BLOG E NOTÍCIAS

Fique por dentro das novidades do comércio de exportação e importação

Fone: (44) 3040-0555

E-mail: mondiale@mondialecomex.com.br

Endereço: Av. XV de Novembro, 462 - Sala 208, 2º andar - Centro Empresarial Metrópole - Zona 1, Maringá - PR, 87013-230

    Contato

  • Fone: (44) 3040-0555

  • E-mail: mondiale@mondialecomex.com.br

  • Endereço: Av. XV de Novembro, 462 - Sala 208, 2º andar - Centro Empresarial Metrópole - Zona 1, Maringá - PR, 87013-230