BLOG E NOTÍCIAS

Fique por dentro das novidades do comércio de exportação e importação

Importação de máquinas

Publicado em 16 de Agosto de 2021

As fábricas brasileiras possuem uma defasagem em relação ao mundo, quando o assunto é produtividade. Parte desse processo tem relação direta com a tecnologia utilizada no parque fabril. Por vezes, o equipamento é, inclusive, uma máquina de 2ª ou 3ª geração. E por isso, modernizar o parque é fundamental para ser competitivo, tendo na importação, um canal de acesso a modernidade.

(Tempo para leitura: 4 minutos)

 

Falta de indústria nacional

A indústria nacional brasileira não é uma destacada fabricante de máquinas. Temos exemplos bem sucedidos de máquinas fabricadas aqui, desde o desenvolvimento, como é o caso das máquinas Romi, por exemplo, mas temos muito mais multinacionais montando aqui do que desenvolvendo aqui, quando não, importação direta. Essa falta de indústria nacional não é um dilema a ser resolvido. No entanto, dar condições ao fabricante nacional para aquisição barata de equipamentos que melhorem sua produção, é sim, responsabilidade do Estado. E no Brasil, importar máquina não é um cenário tão ruim.

 

Da importação destes itens

As importações de máquinas são carregadas de impostos, porém, o imposto de importação deve ser destacado. Como parte de um regime de tributação diferenciado, comprar uma máquina importada no Brasil, pode ser um caminho interessante, principalmente quando se há o Ex-Tarifário. Essa medida possibilita que uma empresa possa importar sem o imposto, sua máquina desejada, fazendo com que a redução seja entre 12 e 14% do custo da máquina. Há requisitos para isso, sendo o principal deles a não similaridade nacional, ou seja, a redução só é concedida se nenhuma indústria nacional provar capacidade produtiva para fazer o mesmo equipamento, em custo, tempo e especificações.

 

Dicas para importar

Tente se beneficiar de algum Ex ou entre com solicitação para conseguir o seu. Usufrua também de benefícios fiscais estaduais, que normalmente zeram o ICMS no estado em troca da modernização da fábrica. Se atente a logística. Máquinas grande possuem gargalo na logística, desde o transporte em container, passando pela descarga e armazenamento no porto, e depois na entrega. Crie uma logística projeto quando for o caso, e sempre lembre de ter um bom seguro contra avarias. Verifique questões de assistência técnica do exportador e sempre tenha em mãos catálogos e fichas técnicas, pois poderão ser usados de prova no desembaraço. Cuidando e organizando bem, sua importação será bem sucedida.

 

BLOG E NOTÍCIAS

Fique por dentro das novidades do comércio de exportação e importação

Fone: (44) 3040-0555

E-mail: mondiale@mondialecomex.com.br

Endereço: Av. XV de Novembro, 462 - Sala 208, 2º andar - Centro Empresarial Metrópole - Zona 1, Maringá - PR, 87013-230

    Contato

  • Fone: (44) 3040-0555

  • E-mail: mondiale@mondialecomex.com.br

  • Endereço: Av. XV de Novembro, 462 - Sala 208, 2º andar - Centro Empresarial Metrópole - Zona 1, Maringá - PR, 87013-230