BLOG E NOTÍCIAS

Fique por dentro das novidades do comércio de exportação e importação

Importador: seguem nossas dicas para o segundo semestre

Publicado em 13 de Julho de 2021

O segundo semestre sempre é mais movimentado para o empresário brasileiro. Alguns eventos contribuem com isso: Dias das Crianças, Natal, Ano novo, verão, férias, e outros mais. Porém, 2021 reserva ainda mais um componente: o avanço da vacinação e a retomada da economia global. Por isso, listamos algumas dicas nesse artigo.

 

(Tempo para leitura: 4 minutos)

 

O que já é realidade

No relatório Focus da última semana, a previsão do IPCA para 2021 subiu para 6,07%, o PIB subiu para 5,18%, o dólar caiu para 5,04 e a Selic teve previsão de alta para 6,50. Esses 4 componentes mostram que, de fato, a economia está sendo retomada. Óbvio que sempre ficamos a mercê de uma série de outros fatores, mas as prévias animam o empresário brasileiro. O que pode frustrar: um avanço na crise política, atrasos no programa de vacinação, além de componentes externos e incontroláveis, como o descontrole econômico nos EUA, um descontrole na China, assim como a falta de energia devido a falta da crise hídrica. São fatores muito fortes, mas mesmo assim, considerados estes fatores todos, os economistas se mantêm otimistas.

 

O que é expectativa

Considerando os fatores de crescimento econômico conforme previsto acima, o empresário precisa se preparar para um aumento em suas vendas, principalmente nas cadeias produtivas da indústria, construção civil e no varejo eletrônico. Espera-se também um aumento no consumo das lojas físicas. Conforme o programa de vacinação se expande, a tendência é que tenhamos um Natal mais offline do que o do ano passado, ou seja, mais gente na rua consumindo e “turistando”. Nesse cenário, é de extrema importância que os empresários que atendem com produtos e serviços, as soluções anti-covid como fabricantes de luvas, máscaras e álcool, se mantenham ainda mais atentos com sua produção e estoque. Serão produtos ainda mais demandados.

 

Dicas para se organizar

Para o importador, algumas dicas importantes. A começar pelo frete internacional. Não há perspectiva de baixa, pelo contrário, apenas de alta. Em função desse super frete, é importante se planejar e orçar, a cada embarque, a melhor situação possível. Estocar produtos pode ser interessante e uma linha a se pensar como estratégica. Com a previsão de fretes ainda maiores, importar nesse momento pode ser uma garantia de ter produto com um frete menor do que importadores que embarcarem daqui a 3 meses.

O dólar retomou o patamar de 5,20. Quando dava impressão de recuar para menos de 4,90, fatores políticos externos e internos elevaram a taxa novamente. Aparentemente, não deve superar os 5,30, e considerando os avanços da vacinação e algumas políticas em tramitação na Câmara (administrativa e tributária), há tendência de retomada da baixa. A atenção neste ponto é com relação ao acompanhamento diário do câmbio e das notícias. Num possível agravamento da crise política do Governo Bolsonaro, é importante antecipar fechamentos de câmbio, pendentes, ou tentar prorrogar os mesmos, já que normalmente o câmbio sobe bastante nestes momentos, mas recua algumas semanas depois.

Ainda que possa parecer clichê dizer ao empresário brasileiro que ele precisa se planejar, a máxima parece ainda mais importante. Portanto, muita atenção e um excelente segundo semestre!

 

 

Créditos da foto: Photo by Paul Hanaoka on Unsplash

Retirado e baseado de blog da EMME

 

BLOG E NOTÍCIAS

Fique por dentro das novidades do comércio de exportação e importação

Fone: (44) 3040-0555

E-mail: mondiale@mondialecomex.com.br

Endereço: Av. XV de Novembro, 462 - Sala 208, 2º andar - Centro Empresarial Metrópole - Zona 1, Maringá - PR, 87013-230

    Contato

  • Fone: (44) 3040-0555

  • E-mail: mondiale@mondialecomex.com.br

  • Endereço: Av. XV de Novembro, 462 - Sala 208, 2º andar - Centro Empresarial Metrópole - Zona 1, Maringá - PR, 87013-230